sábado, 21 de dezembro de 2013

Vila Velha: Chuvas, Caos e Abandono


ES-010, Serra. Foto: Carlos Alberto Silva, A Gazeta.
Desde o início da semana, o Espírito Santo está vivendo o maior caos devido às fortes chuvas que assolam o estado. Em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Afonso Claudio, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Laranja da Terra, Vargem Alta, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, João Neiva, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Jeronimo Monteiro, grandes foram os estragos provocados pelas águas, como elevação do nível de rios, enchentes e grandes crateras nas estradas, o que fez com que muitos municípios do interior capixaba ficassem isolados. Além disso, em todo o estado, cinco pessoas morreram e mais de 20 mil estão desabrigadas ou desalojadas.

Nova Venécia. Foto: Prefeitura Municipal de Nova Venécia-ES, Gazeta Online.
  
Mais uma vez, todos os municípios da região da Grande Vitória (os cinco primeiros listados acima) figuraram entre os prejudicados, sendo que o mais afetado foi Vila Velha, onde moro atualmente. Não é de hoje que Vila Velha sofre em períodos de chuvas prolongadas, por ser uma cidade litorânea situada abaixo do nível do mar. Em todos os anos, são frequentes os alagamentos na região, principalmente em bairros como Cobilândia, Jardim Marilândia, Rio Marinho, Alvorada, Araçás, Guaranhuns, Itapuã, Jóquei de Itaparica e Coqueiral de Itaparica, dentre outros. Porém, a cada chuva a situação piora, devido à deficiências na drenagem e ao asfaltamento de diversas ruas sem planejamento. Além dos bairros já citados, Soteco, Boa Vista, Santa Inês e Cristóvão Colombo também tiveram suas ruas alagadas pelos mesmos motivos elencados.


Minha rua alagada já no dia 18/12/2013, um dia antes de o prefeito viajar.

De tão complicada que está a situação, após conversar por telefone com a presidente Dilma Rousseff (PT) e de reunir-se com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), decretou situação de emergência em todo o estado, sendo que a liberação dos recursos do Governo Federal depende de que os prefeitos decretem situação de emergência em seus municípios também.

Em meio a tudo isso, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), decidiu tirar 10 dias de férias e viajar com sua família para Nova York na quinta-feira (19/12/2013), exatamente o dia de maior chuva na cidade. E mais: fez isso sem que houvesse a transmissão do cargo para seu vice, Rafael Favatto (PEN). Nas colunas políticas dos sites de notícias do Espírito Santo diz-se que isso ocorreu devido ao estremecimento das relações políticas entre prefeito e vice. Desse modo, como oficialmente não há prefeito no município, a situação de emergência só será decretada por aqui com o retorno do prefeito.


Rodisney Miranda: O prefeito que abandonou o barco.
Em entrevista concedida por telefone à rádio CBN nesta manhã, Rodney Miranda, dos Estados Unidos, defendeu-se dizendo que a Lei Orgânica do município não o obrigaria a transmitir o cargo nem pedir autorização da câmara de vereadores para viagem inferior a 15 dias. Realmente, a Lei Orgânica não o obrigaria a fazer isso, mas a moral sim, considerando a situação em que vive o município! O prefeito ainda argumentou que recebeu do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) a previsão do tempo dizendo que as chuvas diminuiriam nesta semana. Acho isso difícil, porque qualquer aplicativo de previsão o tempo para smartphones, tablets e computadores – que, se não me engano, se baseiam em dados de institutos meteorológicos internacionais – apontam que vai chover muito nos próximos 10 dias. Por fim, Rodney disse ainda que estava no Rio de Janeiro, na quinta-feira à noite, quando recebeu a notícia de que um dilúvio tinha caído sobre Vila Velha, e que não conseguiu retornar de avião – pois o aeroporto de Vitória estava fechado por causa da chuva – nem de carro – já que seus amigos disseram que seria muito arriscado viajar de madrugada em meio a tanta chuva –, mas que está retornando e que chegará na cidade amanhã, nem que tenha que vir de carro, caso o aeroporto feche novamente. Pois bem, se seu retorno durante a madrugada fosse tão perigoso assim, por que ele não passou a noite em algum hotel no Rio de Janeiro e voltou à Vila Velha nas primeiras horas da manhã de sexta-feira? Por que ele decidiu voltar somente agora, que está muito mal falado nas redes sociais e depois de o PCdoB dizer que estuda a possibilidade de pedir seu impeachment?


Desde a administração passada Vila Velha está ruim de prefeito. Desde muito mais tempo não se investe verdadeiramente em obras que minimizem os efeitos das chuvas em Vila Velha – e no Espírito Santo de um modo geral. Mas, se não me valha a memória, foi a primeira vez que fomos abandonados em uma situação tão complicada por um chefe do executivo municipal. Espero que a população canela verde não se esqueça disso, e que, caso o pedido de impeachment que pode ser feito pelo PCdoB não vá pra frente, Rodney Miranda seja, como seu antecessor Neucimar Fraga – que tanto foi criticado principalmente por sua falta de atitude em relação aos constantes alagamentos da cidade –, seja mais um prefeito de um mandato só! 


Referências 

BERNARDES, Flávia. Sem drenagem, chuvas transformam ruas de Vila Velha em 'rios'. Século Diário, Vitória, 26 nov. 2013. Disponível em: <http://seculodiario.com.br/14135/13/sem-drenagem-chuvas-transformam-ruas-de-vila-velha-em-rios-1>. Acesso em: 21 dez. 2013.

DIVERSAS ruas de Vila Velha alagadas após a chuva. Folha Vitória, Vitória, 17 dez. 2013. Disponível em: <http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/12/diversas-ruas-de-vila-velha-ficaram-inundadas-apos-a-chuva.html>. Acesso em: 21 dez. 2013.

GOVERNADOR decreta situação de emergência em todo o Estado; total de mortos chega a cinco. Gazeta Online, Vitória, 21 dez. 2013. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/12/noticias/cidades/1473070-governador-decreta-situacao-de-emergencia-em-todo-o-estado-total-de-mortos-chega-a-cinco.html>. Acesso em: 21 dez. 2013.

OLIVEIRA, Renata. Abandonou o barco: PCdoB estuda pedir impeachment de Rodney Miranda. Século Diário, Vitória, 20 dez. 2013. Disponível em: <http://seculodiario.com.br/exibir.php?id=14581>. Acesso em: 21 dez. 2013.

PREVISÃO é temporal neste fim de semana no Espírito Santo. Gazeta Online, Vitória, 20 dez. 2013. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/12/noticias/cidades/1473006-previsao-e-temporal-neste-fim-de-semana-no-espirito-santo.html>. Acesso em: 21 dez. 2013. 

RODNEY retorna para Vila Velha após polêmica viagem para Nova York. CBN Vitória, Vitória, 21 dez. 2013. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/12/cbn_vitoria/entrevistas/1473097-rodney-retorna-para-vila-velha-apos-polemica-viagem-para-nova-york.html>. Acesso em: 21 dez. 2013.

Um comentário:

  1. A velha pela nova

    Todo mundo tem direito ao gozo de férias, até mesmo os políticos que pouco ou quase nada fazem para honrar os seus mandatos. Mas neste momento em que as chuvas castigam o Estado, esses que se colocam como representantes do povo deveriam estar à frente de todas as ações de atendimento às comunidades.

    A solidariedade existe por um sentimento altruístico da população. Todavia, se faz necessária pelo total despreparo, ausência e até descaso dos órgãos públicos, numa total e abusiva falta do mais elementar feeling administrativo.

    Prefeito perfeito é aquele que se conjuga afetivamente com o seu município e não adultera o seu caráter de trocar uma velha, no seu momento mais crítico, por uma nova, assim entendido Vila Velha por Nova Iorque. É deveras lamentável, Rodney Miranda!


    Genilton Vaillant de Sá
    Escritor, poeta e trovador parnasiano
    Praia do Canto – Vitória – ES

    ResponderExcluir